top of page

Pedido de tombamento dos locais das árvores do Cambuí.

 

Vamos preservar nossas árvores, nosso bairro, nossa cidade.

Esse é apenas um começo...vamos em frente.

Tomb Arv

Pedido de tombamento dos paralelepípedos do Cambuí.

Vamos preservar nosso bairro, nossa cidade.

Esse é apenas um começo...vamos em frente.

 

 

 

 

 

 

 

 



 

Justificativas importantes:

- as justificativas já foram apresentadas ao longo da explanação. A preservação dos paralelepípedos é necessária por sua importância como patrimônio histórico, ao fazer parte da formação do próprio bairro, bem como da memória das pessoas, fazendo jus a proteção resguardada pelo artigo 216, §1º da Constituição Federal de 1988.

Além disso, tem importância fundamental para desenvolvimento sustentável do bairro e da cidade. Não restam dúvidas quanto aos atributos de contribuição para melhorar qualidade ambiental e, portanto, também qualidade de vida da população, mandamentos constitucionais (artigo 225, CF/88). 

Tomb Parale

Petição - CONGEAPA

 

http://www.slideshare.net/ResgateCambui/petio-congeapa-ministrio-pblico-de-so-paulo


Projeto  “Cambuí  Verde”

 

Segundo a Lei Municipal de Arborização de Campinas 11571/03, constatou-se, em 2007, a falta de mais de 6.000 árvores nas calçadas do bairro Cambuí, após o primeiro estudo da arborização viária de um bairro de Campinas, objeto do mestrado na ESALQ/USP do Eng. Florestal José Hamilton de Aguirre Jr, patrocinado pela ONG Movimento Resgate o Cambuí. Visando mudar essa realidade negativa, o engenheiro desenvolveu para ser aplicado pela ONG, no mesmo ano da péssima constatação, o Projeto "Cambuí Verde", sendo uma ação positiva de transformação social, fundamentada e coordenada tecnicamente. 


Por meio de plantios em regime de mutirão, a Sociedade Civil Organizada, colabora com o poder público, agindo efetivamente para reverter a perda e os maus tratos às árvores. Já foram plantadas, 250, até o momento. Tentamos, dessa maneira, trazer a reflexão sobre a importância das árvores em nossas vidas, agindo pela manutenção da qualidade de vida e sustentabilidade urbana. Junte-se a nós: Seja mais um Incansável Plantador e Cuidador!


Mutirão para plantio de mais 15 árvores no Cambuí (17/06/2012).

 

Domingo dia 17/6/12 - novo mutirão para plantio de mais 15 árvores no Cambuí.
Horário 9:00 hs
Local de encontro: Rua Coronel Quirino 1592.

Dúvidas ou informações:
Tereza Penteado - 32517280
José Hamilton - 91223426

 

Todos estão convidados e podem trabalhar, olhar, apoiar, ajudar...etc...
Provávelmente o plantio vai durar o dia todo, mas as pessoas podem chegar 
e sair a hora que quiserem. É só ligar para ver onde estaremos .
Estarão presentes crianças do Instituto Padre Haroldo, tragam seus filhos .
Seguem 3 vídeos curtos com o José Hamilton ensinando as crianças a plantar. Agradecemos aos incansáves plantadores, já estamos fazendo a dferença.

Movimento Resgate o Cambuí
Tereza e grupo

 

Projeto Cambuí verde-3


http://www.youtube.com/watch?v=6TkTj57Kq-g&feature=relmfu

Projeto Cambuí verde-4


http://www.youtube.com/watch?v=5Mg_v9wJ5I0&feature=relmfu

Projeto Cambuí verde-5


http://www.youtube.com/watch?v=AwASppNsFbI&feature=relmfu

Ultrapassamos a marca das 200 mudas plantadas e cuidadas no Cambuí.

 

Publicado em 17/03/2012 por resgatecambui
Campinas(SP)-Bairro Cambuí (11/3/12)

 

São quase 5 anos de compromisso assumido e cumprido pela Movimento Resgate o Cambuí-Sociedade civil organizada. Nesse tempo todo, temos tentado, por meio do plantio planejado tecnicamente e pelo envolvimento dos cidadãos buscar a transformação da triste realidade de nossas árvores e da perda acentuada da qualidade de vida em Campinas.

 

Hoje, vemos as primeiras mudas, quase árvores com 4 metros de altura, verdes e seus canteiros diferenciados, chamando a atenção e incentivando à reflexão das pessoas do que pode ser mudado para melhorar a vida das árvores e consequentemente a própria vida da sociedade.

 

Algumas ruas estão transformadas como a Vieira Bueno e a Santos Dumont. Já estamos tendo sombra e os pássaros, mesmo com a manutenção dos cortes e podas por toda Campinas, possuem novas árvores para os abrigar.

Nesse plantio, contamos com a participação de jovens dos programas do Padre Haroldo, e da sempre presente participação da sociedade em geral.

 

As espécies que já foram plantadas nesse projeto são: Ipês: roxo, branco e amarelo, pau brasil, sibipiruna, tipuana, mirindiba rosa, resedá gigante, dedaleiro, magnólia amarela, oiti, jacarandá mimoso e cabreúva vermelha (Cambuí e Baobá em um plantio Comemorativo na Praça dos Municípios). Neste plantio estaremos acrescentando novas espécies de grande importância, para aumentar a diversidade nas ruas do bairro.

 

• 

• Veja os filmes de plantio

 Plantio - Sábado, dia 28/01/2012

bottom of page